Skip to content, sitemap or skip to search.

Personal tools
Join now
You are here: Home Free Software Supporter 2020 Free Software Supporter - Edição 143, março 2020

Free Software Supporter - Edição 143, março 2020

by Free Software Foundation Contributions Published on Feb 03, 2020 04:10 PM

Bem-vindo(a) ao Suporte ao Software Livre, um resumo de notícias e ações mensais da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 226,506 outros ativistas. São 1,364 a mais em relação ao mês passado!

Destaque da imprensa: Uma prévia da programação do LibrePlanet 2020

20 de fevereiro

Nos dias 14 e 15 de março de 2020, a comunidade de Software Livre estará junta no Centro de eventos Back Bay para aprender, trocar ideias, conversar com amigos e planejar o futuro do movimento.

Registre hoje! Como sempre, os membros associados da FSF e estudantes podem participar gratuitamente.

Agora você pode mergulhar na programação de palestrantes já confirmados para o LibrePlanet 2020, com mais algumas surpresas por vir!

Também recomendamos que você use a recém-redesenhada página wiki do LibrePlanet para aprender sobre como organizar seus próprios eventos sociais dentro e nos entornos da conferência.

ÍNDICE

  • Ativista ambiental Shannon Dosemagen participa da programação da conferência da FSF
  • Registre-se hoje no LibrePlanet -- ou organize sua própria instância satélite
  • Em breve: Um novo site para colaboração totalmente livre
  • Por que liberar o Windows 7 abre portas
  • Charity Navigator premia a FSF com a cobiçada classificação de quatro estrelas, pela sétima vez consecutiva
  • Atualização da cooperação GNU-FSF
  • "Eu amo o dia do Software Livre": Deslize o (copy)left nos aplicativos de namoro
  • Obrigado por apoiar a FSF
  • Comunidade (pré-)FOSDEM +++ ILoveFS +++
  • Em andamento "Eu amo o dia do Software Livre": O sistema operacional Replicant na prática
  • Bloqueio de microfone vestível: a "pulseira do silêncio" também é uma pulseira da liberdade!
  • Let's Encrypt emitiu um bilhão de certificados
  • Repositório de código-fonte do GCC convertido para git
  • Caso você queira monociclar 21,000 milhas: Você pode encontrar o seu caminho com o OpenStreetMap!
  • Notícias de fevereiro do GNU Emacs
  • Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque do LibrePlanet: LibrePlanet:Conference/2020
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 22 novos lançamentos GNU!
  • Próximos eventos da FSF e do Software Livre
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Traduções do Free Software Supporter
  • Entre em ação com a FSF!

Leia esse boletim online aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/marco

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público, adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

Deseja ler este boletim traduzido para outro idioma? Role a página até o final, para ler o Suporte em inglês, francês ou espanhol.


Ativista ambiental Shannon Dosemagen participa da programação da conferência da FSF

28 de fevereiro

Shannon Dosemagen é a segunda oradora principal confirmada para a Conferência LibrePlanet. Dosemagen é a cofundadora e atual diretora executiva do Public Lab, uma organização sem fins lucrativos que cria soluções locais de ciências ambientais, seguindo a filosofia do Software Livre, e é vencedora do Prêmio FSF de Projetos de Benefício Social. Shannon Dosemagen é uma defensora da saúde ambiental e campeã da ciência comunitária, e está entusiasmada com sistemas livres e tecnologia que apoia a criação de um futuro mais justo e equitativo. No LibrePlanet, Dosemagen discutirá sua experiência em democratizar a ciência para resolver problemas ambientais.

Registre-se hoje no LibrePlanet -- ou organize sua própria instância satélite

14 de fevereiro

Nós prevemos que algum dia haverão instâncias satélites de conferência do LibrePlanet em todo o mundo transmitindo ao vivo nossa conferência sobre tecnologia e justiça social -- e você pode criar a sua própria hoje! Tudo o que você precisa é de um local, uma tela e a programação de eventos do LibrePlanet, que lançaremos em breve. Este ano, um apoiador do Software Livre em Ontário, Canadá, confirmou um evento, e nós incentivamos você a hospedar um também.

Em breve: Um novo site para colaboração totalmente livre

25 de fevereiro

Como dissemos em um post de final de ano destacando nosso trabalho apoiando o desenvolvimento e a infraestrutura do Software Livre, a FSF planeja lançar uma plataforma de hospedagem e colaboração, de código público ("forge"), a ser lançada em 2020. Membros da equipe de tecnologia da FSF estão atualmente revisando software ético baseado na Web, que ajuda as equipes a trabalhar em seus projetos, com recursos como solicitações de mesclagem, rastreamento de erros e outros ferramentas comuns.

O novo site complementará os atuais servidores Savannah GNU e não-GNU, os quais continuaremos a apoiar e melhorar, em colaboração com sua incrível equipe de voluntários.

O próximo passo para a equipe de tecnologia da FSF é fazer mais pesquisas sobre sistemas que atenderam aos nossos requisitos iniciais, a fim de encontrar as melhores opções disponíveis. Uma vez sabendo no que estamos interessados, começaremos a experimentá-los e realizaremos testes mais extensos.

Fique atento para ouvir sobre os pacotes de software que acabamos escolhendo e para o anúncio de lançamento no nosso site!

Por que liberar o Windows 7 abre portas

13 de fevereiro

Desde o seu lançamento em 24 de janeiro, tivemos uma quantidade impressionante de apoio em nossa chamada para "reciclar" o Windows 7. Depois de receber um pouco menos do dobro da nossa meta de 7,777 assinaturas, nosso próximo passo foi enviar aos escritórios corporativos da Microsoft um disco rígido reciclado junto com as assinaturas. Agora, para eles, é tão fácil quanto copiar o código-fonte, fornecer um aviso de licença e enviá-lo de volta para nós. Como guardiões da licença de Software Livre mais popular do mundo, estamos prontos para dar a eles toda a ajuda que pudermos. Tudo o que eles têm fazer é perguntar.

Queremos que eles mostrem exatamente quanto amor têm pelo software "open source" que eles mencionam em sua publicidade. Se realmente eles adoram o Software Livre -- e estamos dispostos a dar a eles o benefício da dúvida -- eles têm a oportunidade de mostrar isso ao mundo. Nós esperamos que eles não estejam apenas capitalizando sobre o modelo de desenvolvimento do Software Livre da maneira mais superficial e exploradora possível: usando-o como uma ferramenta de marketing para nos fazer pensar que eles se importam com nossa liberdade.

Charity Navigator premia a FSF com a cobiçada classificação de quatro estrelas, pela sétima vez consecutiva

18 de fevereiro

Este mês, a Charity Navigator, um avaliador independente de instituições estadunidenses de caridade sem fins lucrativos, concedeu à FSF a classificação de quatro estrelas, a mais alta disponível. De acordo com a carta de confirmação do presidente da Charity Navigator, Michael Thatcher, essa classificação demonstra a "forte saúde financeira e compromisso com a responsabilidade e a transparência." Esta é a nossa sétima vez consecutiva recebendo a cobiçada classificação de quatro estrelas! Apenas 7% das instituições de caridade que a Charity Navigator avalia conseguiram tantas em sequência, e eles avaliam mais de 9,000 instituições de caridade por ano.

Atualização da cooperação GNU-FSF

6 de fevereiro

A Free Software Foundation e a liderança do Projeto GNU estão definindo como esses dois grupos separados vão cooperar. Nosso objetivo mútuo é trabalhar juntos como colegas, minimizando as mudanças nos aspectos práticos dessa cooperação, para que possamos avançar em nossa missão comum para com o Software Livre.

Alex Oliva, Henry Poole e John Sullivan (conselheiros ou diretores da FSF), e Richard Stallman (chefe do Projeto GNU), fizeram um reunião para desenvolver um quadro geral que servirá de base para uma discussão mais aprofundada sobre áreas específicas de cooperação. Juntos, estamos considerando a contribuição recebida do público em fsf-and-gnu@fsf.org e gnu-and-fsf@gnu.org. Os comentários da comunidade sobre esse esforço foram solicitados até 13 de fevereiro.

"Eu amo o dia do Software Livre": Deslize o (copy)left nos aplicativos de namoro

11 de fevereiro

Todos os anos, a Free Software Foundation Europe (FSFE) incentiva apoiadores a comemorar o Dia dos Namorados com um "Eu amo o dia do Software Livre," um dia para os apoiadores mostrarem sua gratidão às pessoas que nos permitem desfrutar da liberdade de software, incluindo mantenedores, colaboradores, e outros ativistas. Parece apropriado neste feriado uma vez mais, abordar como, infelizmente, procurar amor na Internet está carregado de minas terrestres para sua liberdade e privacidade. Hoje eu também vou argumentar que nossa comunidade deveria pensar seriamente sobre o desenvolvimento de uma alternativa que respeite a liberdade.

Obrigado por apoiar a FSF

10 de fevereiro

Em 17 de janeiro, fechamos a arrecadação de fundos e a associação de novos membros de fim de ano, da Free Software Foundation (FSF), trazendo 368 novos membros associados à comunidade FSF.

É o seu apoio à FSF que faz todo o nosso trabalho possível. Sua generosidade nos impacta diretamente. Não apenas mantém as luzes acesas, mas também é a fonte de nossa motivação para lutar em tempo integral pela liberdade de software. Seu apoio está no coração de nosso trabalho defendendo o uso de copyleft e a GPL. É também o que trouxe dezessete novos dispositivos para o programa RYF este ano, e é o que impulsiona nossa campanha contra o Gestão Digital de Restrições (DRM). Somos profundamente gratos pelas novas associações e doações que recebemos este ano, para não mencionar os membros existentes e doadores recorrentes que nos permitiram chegar a esse ponto.

Comunidade (pré-)FOSDEM +++ ILoveFS +++

26 de fevereiro, por Erik Albers

Desde o nosso próprio evento pré-FOSDEM, até o emocionante fim de semana do FOSDEM, até o dia do Eu amo o Software Livre, fevereiro foi repleto de notícias emocionantes para a FSFE. Usamos essas ocasiões para apresentar nosso trabalho e oferecer às comunidades em toda a Europa a oportunidade de apresentar os seus próprios trabalhos. Leia sobre nossos estandes e apresentações, sobre o amor e eventos futuros em nosso Boletim de fevereiro.

Em andamento "Eu amo o dia do Software Livre": O sistema operacional Replicant na prática

14 de fevereiro, por André Ockers

No dia Eu amo o Software Livre 2020, gostaria de dar atenção e agradecer ao sistema operacional Replicant, que está em desenvolvimento ativo e capacita os usuários a usar Software Livre em movimento.

Como usuário com formação não técnica, foi uma honra e um privilégio de participar da reunião dos Replicant Birds of a Feather no FOSDEM 2020. Lá concluí que minha escolha pelo Replicant não apenas ajuda o meio ambiente e fortalece a sustentabilidade do meu hardware, mas também que o projeto está em desenvolvimento ativo e apoiará mais hardware contemporâneo.

Doe para o projeto Replicant em https://my.fsf.org/civicrm/contribute/transact?reset=1&id=19!

Bloqueio de microfone vestível: a "pulseira do silêncio" também é uma pulseira da liberdade!

19 de fevereiro, por Yuxin Chen, Huiying Li, Shan-Yuan Teng, Steven Nagels, Zhijing Li, Pedro Lopes, Ben Y. Zhao, and Haitao Zheng

Pesquisadores da Universidade de Chicago criaram uma "pulseira do silêncio," para impedir que a Alexa e outros espiões eletrônicos domésticos ouçam nossas conversas. Como eles publicaram o código-fonte, é também uma pulseira da liberdade!

Let's Encrypt emitiu um bilhão de certificados

27 de fevereiro, por Josh Aas e Sarah Gran

Parabéns à Let's Encrypt, que emitiu seu bilionésimo certificado em 27 de fevereiro de 2020! Let's Encrypt é uma autoridade de certificação automatizada e livre, gerida em benefício do público, que usamos aqui na FSF, e neste post do blog, eles usaram esse marco como uma oportunidade para refletir sobre o que mudou para eles e para a Internet, que antecederam este evento.

Repositório de código-fonte do GCC convertido para git

13 de janeiro, por Joseph Myers

O repositório agora está aberto para confirmações. A geração de snapshots e as atualizações DATESTAMP do cron agora estão ativadas. No momento deste relatório, os scripts para atualizar a documentação online estavam em processo, mas não foram concluídos. Por favor, ajude com a atualização da documentação para usar o git com o GCC. https://gcc.gnu.org/ml/gcc-patches/2020-01/msg00623.html possui uma lista de itens que devem ser abordados no git.html e no gitwrite.html (no repositório gcc-wwwdocs.git), a maioria dos quais ainda não foi abordada, e, em geral, todas as dicas e sugestões sobre o uso do git surgidas nas discussões recentes devem ser adicionadas à documentação, se ainda não estiverem lá.

Caso você queira monociclar 21,000 milhas: Você pode encontrar o seu caminho com o OpenStreetMap!

8 de fevereiro, por Caitlin Giddings

Da próxima vez que alguém lhe disser que o Google Maps é necessário, conte a ele sobre esse ciclista que viajou 21,000 milhas em todo o mundo usando o OpenStreetMap via Maps.me!

Ed Pratt, de dezenove anos, deixou sua casa em Somerset, Inglaterra, em uma missão para se tornar a primeira pessoa a circular o mundo em um monociclo. Três anos e 34,000 quilômetros depois -- depois de atravessar a Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e EUA -- ele voltou ao ponto de partida e a uma multidão animada de 500 pessoas, bem-sucedida em sua desmontagem final (ele estava preocupado com isso) e um novo recorde.

Notícias de fevereiro do GNU Emacs

24 de fevereiro, por Sacha Chua

Nestas edições: ripgrepping com Helm, apimentando seu prompt, introduzindo Org-Roam, o Emacs finalmente aprende a pressionar Ctrl-F e muito mais!

Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam https://directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade rica de informações úteis desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 6 de março, das 14h às 17h BRT (17h à 20h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque do LibrePlanet: LibrePlanet:Conference/2020

Todos os meses na wiki do LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando LibrePlanet:Conference/2020, que fornece informações sobre a próxima conferência do LibrePlanet, que vai acontecer aqui em Boston em 14-15 de março! Esta página está aqui para ajudar você a facilitar reuniões com outros apoiadores de software livre na conferência, incluindo jantares temáticos; você também pode se inscrever para fazer uma Lightning Talk em https://libreplanet.org/wiki/LibrePlanet:Conference/2020/Lightning_Talks Você está convidado a adotar, espalhar e melhorar este importante recurso.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 22 novos lançamentos GNU!

22 novos lançamentos GNU neste último mês (até 28 de fevereiro de 2020):

Para anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Este mês, recebemos Sanjay Bhatnagar como mantenedor do novo pacote fussy.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa que funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Próximos eventos da FSF e do Software Livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam à Free Software Foundation e gostaríamos de dar um reconhecimento especial às pessoas que doaram US$ 500 ou mais no último mês.

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Ed Price
  • Evan Klitzke
  • James Wilson
  • Pat Ryan
  • René Genz
  • Valerio Poggi

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF (e apreciação públicas) no mês passado:

  • Christophe Seguinot (GNU Radio)
  • Igor Antonio Auad Freire (GNU Radio)
  • Pieter van Oostrum (Emacs)
  • tsuucat (Emacs)
  • Vyacheslav Petrishchev (Wget)

Deseja ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Traduções do Free Software Supporter

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/marzo

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/mars

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Free Software Supporter is available in English. To see the English version, click here: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/march

To change the user's preferences and receive the next issues of Supporter in English, click here: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

Sou membro da FSF -- ajude-nos a apoiar a liberdade de software https://my.fsf.org/join

Ou em inglês:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, confira a nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument e mais.

Copyright © 2020 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Document Actions

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.