Skip to content, sitemap or skip to search.

Personal tools
Join now
You are here: Home Free Software Supporter 2020 Free Software Supporter - Edição 145, maio 2020

Free Software Supporter - Edição 145, maio 2020

by Free Software Foundation Contributions Published on Apr 02, 2020 03:30 PM

Bem-vindo(a) ao Suporte ao Software Livre, um resumo de notícias e ações mensais da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 227,396 outros ativistas. São 174 a mais em relação ao mês passado!

Vídeos do LibrePlanet 2020 agora disponíveis online

23 de abril

Procurando materiais de apoio divertidos e educacionais para mostrar às pessoas, explicando a importância do Software Livre para uma sociedade livre? As gravações e slides do LibrePlanet 2020: Libertar o Futuro estão agora disponíveis online!

Vídeos de mais de trinta sessões da bem-sucedida primeira edição online do LibrePlanet podem ser encontrados na videoteca da conferência. E, é claro, a estória não termina aí. Os arquivos do LibrePlanet têm horas adicionais de palestras, sessões importantes e apresentações dos últimos anos da conferência. Você pode passar horas mergulhando profundamente em uma ampla variedade de ativistas, especialistas e empresários do Software Livre que compartilharam seus conhecimentos com o público do LibrePlanet ao longo do tempo, e expandir infinitamente seu conhecimento sobre o software livre.

ÍNDICE

  • Sorteio do LibrePlanet Virtual: Incentive outras pessoas a participar da FSF e ganhe prêmios!
  • Melhor que o zoom: Experimente estas ferramentas de software gratuitas para manter contato
  • Permanecendo "seguro" enquanto você transmite: Dicas do DBD sobre como viver sem DRM durante a quarentena
  • Como transmitir uma conferência ao vivo em menos de uma semana
  • Estágios de verão na FSF! Inscreva-se até 10 de maio
  • Atualização dos recursos do Jitsi Meet, abril de 2020
  • Sua associação à FSF torna possível um trabalho importante e pertinente
  • ICANN rejeita a venda do Registro de Interesse Público (PIR, na sigla em inglês) e do domínio topo .org
  • A ACLU aborda o rastreamento de contato, assistido por tecnologia, contra a pandemia de COVID-19
  • Free Software Foundation Europe (FSFE): Qualquer aplicativo de rastreamento de coronavírus deve ser usado voluntariamente e ser software livre
  • FSFE: NGI Pointer começa a financiar chamamentos para projetos criados para melhorar a Internet
  • Enfrentando a fera: Usando o GNU Health para ajudar na luta contra a pandemia da COVID-19
  • A liberdade de software trabalha durante a pandemia
  • O fechamento de escolas em massa após o coronavírus está impulsionando uma nova onda de vigilância dos estudantes
  • A Holanda se compromete com o software livre por padrão
  • Como o software livre construiu um movimento social?
  • Artigo do RMS: “Dizer não à computação injusta mesmo uma vez é ajudar”
  • Contribuindo de longe: Meu estágio na Itália com a equipe de campanhas
  • A catalogação de software livre
  • GNU MediaGoblin: Ainda estamos aqui!
  • Fundação GNOME e Endless lançam o Community Engagement Challenge inaugural
  • GNU Guix 1.1.0 lançado
  • Junte-se aos ativistas turcos de software livre na ÖzgürKon, em 16 a 17 de maio!
  • Notícias de abril do GNU Emacs
  • Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque do LibrePlanet: Remote Communication
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 16 novos lançamentos GNU!
  • Próximos eventos da FSF e do software livre
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Traduções do Free Software Supporter
  • Entre em ação com a FSF!

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público, adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

Deseja ler este boletim traduzido para outro idioma? Role a página até o final, para ler o Suporte em inglês, francês ou espanhol.


Sorteio do LibrePlanet Virtual: Incentive outras pessoas a participar da FSF e ganhe prêmios!

30 de abril

Embora o LibrePlanet tenha sido realizado online este ano, ainda temos o prêmios do sorteio generosamente doados por Technoethical, Vikings, JMP.chat, No Starch Press e ThinkPenguin. Por um tempo limitado, você tem a chance de ganhar esses prêmios enquanto nos ajuda a aumentar a comunidade do software livre e apoiar a conferência LibrePlanet do próximo ano.

De 30 de abril a 31 de maio de 2020, a FSF manterá uma unidade de associação por referência. Você encontrará seu link pessoal para referência no painel após efetuar login em https://my.fsf.org/. Se dois ou mais novos membros se inscreverem usando o seu link de indicação, você pode ganhar um prêmio!

Melhor que o zoom: Experimente estas ferramentas de software gratuitas para manter contato

3 de abril

A pandemia do COVID-19 causou uma enorme quantidade de mudanças na maneira como as pessoas trabalham, brincam e se comunicam. Até agora, muitos de nós já se estabeleceram na rotina de uso de ferramentas de comunicação remota ou videoconferência para manter contato com nossos amigos e familiares. Em tempos como esses torna-se ainda mais importante lembrar que ferramentas como o Zoom, Slack e Facebook Messenger não são serviços públicos benignos, e enquanto o sentimento que eles expressaram para a comunidade global em responder à crise pode ser sincero, não abordaram as questões éticas fundamentais sobre qualquer software proprietário.

Não existe momento melhor do que o presente para insistir no uso de software ético em sua comunicação remota com seus amigos e familiares -- e fazendo isso você também espalhará o alcance e a mensagem do software livre! Este artigo lista ferramentas de comunicação por vídeo, áudio, texto e outras que tratam você e seus entes queridos com o respeito que vocês merecem.

Permanecendo "seguro" enquanto você transmite: Dicas do DBD sobre como viver sem DRM durante a quarentena

7 de abril

Como a maioria de nós está confinada em nossas casas devido à pandemia da COVID-19, é algo natural que nos voltemos para filmes, músicas, e outras mídias para ajudar a passar o tempo. Para a maioria das pessoas, isso envolve recorrer a streamings da Internet para serviços convenientes "tudo em um" que prometem uma variedade interminável de recomendações para passar as horas. O "binging" é muito bom de vez em quando, mas devemos ter cuidado para que as maneiras pelas quais estamos recebendo nossa mídia não venham com comprometimentos para com a nossa liberdade.

Como nós temos mencionado, a Netflix e outros fornecedores de mídia gigantes são responsáveis por manter a prática de DRM (Gestão Digital de Restrições) viva, e é importante não fornecer a eles as taxas de assinatura que eles precisam para continuar. Também é importante, mesmo em circunstâncias menos terríveis, apoiar empresas e sites que fornecem mídia livre de DRM e promovê-las junto a nossos amigos. Então para ajudar a fornecer a você uma infinidade de lugares gratuitos e sem DRM para streaming enquanto mantém seus direitos, eis algumas opções selecionadas do nosso guia para uma vida livre de DRM.

Como transmitir uma conferência ao vivo em menos de uma semana

16 de abril

Pela primeira vez, o LibrePlanet 2020 foi uma conferência totalmente virtual, devido aos problemas causados pela pandemia de coronavírus em andamento. Em nossa última semana de preparativos antes do evento ao vivo, notícias cada vez mais perturbadoras relacionadas ao vírus nos fizeram perceber que não poderíamos realizar com responsabilidade nossa conferência habitual sobre liberdade de software mantendo a segurança de nossos participantes e de suas comunidades. Então, mudamos tudo para, eventualmente, trazer 35 apresentações de software livre para nossa comunidade através do filtro de uma tela de computador. Após a conferência, tivemos muitas pessoas escrevendo para pedir-nos mais detalhes sobre o que nós utilizamos para fazê-la, então queríamos aproveitar esta oportunidade para compartilhar como fomos capazes de criar uma experiência interativa e educacional totalmente livre.

Estágios de verão na FSF! Inscreva-se até 10 de maio

21 de abril

Embora os cargos de estagiário em presença aqui em Boston sejam tipicamente preferidos, devido à COVID-19, neste verão, a FSF está hospedando apenas estagiários remotos. Como tal, candidatos de qualquer lugar do mundo serão considerados.

Atualização dos recursos do Jitsi Meet, abril de 2020

7 de abril por Saúl Ibarra Corretgé

O Jitsi é a ferramenta de videoconferência de software livre que a FSF escolheu para transmitir e gravar, ao vivo, a conferência LibrePlanet 2020. Esta postagem detalha algumas das atualizações mais recentes, facilitando o uso do Jitsi.

Sua associação à FSF torna possível um trabalho importante e pertinente

22 de abril

Uma das coisas que aprendemos da reunião anual de membros que ocorreu como parte da conferência totalmente online do LibrePlanet 2020, é que é bom compartilhar no que estamos trabalhando. Os membros associados da FSF formam o núcleo da nossa comunidade, então gostaríamos de compartilhar algumas coisas que estamos iniciando, coisas que estão em nossas mentes, e como você pode ficar mais envolvido! (Ainda não é membro? Existem razões mais interessantes do que nunca para participar da FSF!)

ICANN rejeita a venda do Registro de Interesse Público (PIR, na sigla em inglês) e do domínio topo .org

10 de maio, por Internet Corporation para Assigned Names and Numbers (ICANN)

Hoje, a diretoria da ICANN tomou a decisão de rejeitar a mudança proposta de controle e requisição de conversão de entidades que o Registro de Interesse Público (PIR, na sigla em inglês) submeteu à ICANN.

Após concluir a devida diligência, a diretoria da ICANN concluiu que negar a concessão de transferência do PIR da Internet Society (ISOC) para a Ethos Capital é razoável e a coisa certa a fazer.

Esta é uma notícia fantástica: há vinte anos, o .org é o lar online para organizações sem fins lucrativos, ONGs e grupos de base comunitária em todo o mundo. Ele atende a essas organizações e ao público, ajudando ao navegar e transmitir confiança, compartilhamento de informações e recursos, e advocacia. A FSF foi uma das quase 900 organizações que assinaram uma declaração contrária à transferência. Você pode encontrar mais informações sobre a luta contra a mudança proposta em https://savedotorg.org/.

A ACLU aborda o rastreamento de contato, assistido por tecnologia, contra a pandemia de COVID-19

16 de abril, por Daniel Kahn Gillmor

A ACLU liberou um relatório discutindo como avaliar alguns novos esquemas criptográficos que estão sendo considerados para fornecer rastreamento de contato assistido por tecnologia, em face da pandemia de COVID-19.

O documento oferece diretrizes para se pensar em possíveis esquemas como este, e que tipos de salvaguardas precisamos esperar e exigir desses sistemas para que possamos tentar resolver a crise (esperamos que temporária) da pandemia, sem também criar uma crise permanente para as liberdades civis.

Free Software Foundation Europe (FSFE): qualquer aplicativo de rastreamento de coronavírus deve ser usado voluntariamente e ser software livre

2 de abril, por FSFE

A FSFE exige que o uso de tecnologias de rastreamento que visem romper as cadeias de infecção por doenças só pode ser promovido voluntariamente, os direitos fundamentais devem ser respeitados e o software deve ser publicado sob uma licença de software livre.

FSFE: NGI Pointer começa a financiar chamamentos para projetos criados para melhorar a Internet

27 de abril, por FSFE

A FSFE se juntou ao Conselho Consultivo da NGI Pointer, um dos projetos dentro da iniciativa Internet da Próxima Geração (“NGI,” na sigla em inglês), da Comissão Europeia. Ao fazer isso, a FSFE expande o escopo de nosso trabalho para a iniciativa NGI, adicionando nosso suporte ao NGI Pointer em nosso trabalho atual com o NGI Zero.

O NGI Pointer é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a fornecer financiamento e conhecimento para projetos de software livre que possam melhorar a Internet como uma plataforma. A FSFE juntou-se ao seu Conselho Consultivo, para prestar assistência a esses projetos participantes. O primeiro chamamento para aplicações para se juntar ao NGI Pointer está aberta até 10 de junho de 2020.

Enfrentando a fera: Usando o GNU Health para ajudar na luta contra a pandemia da COVID-19

31 de março, por Dr. Luis Falcón

O mundo está enfrentando uma tremenda crise de saúde, econômica e social. Uma estrutura minúscula de 50 nanômetros de diâmetro está colocando a maioria das mais poderosas economias do mundo, de joelhos, e centenas de milhares estão tragicamente sucumbindo à COVID-19.

Este artigo é um convite aos governos para que adotem o GNU Health e o software livre para o bem de seu sistema público de saúde, no contexto da pandemia da COVID-19.

Para aqueles que já usam o GNU Health, considere este artigo como um tipo de orientação para otimizar sua implementação e o uso no dia a dia. Embora se concentre na doença COVID-19, a maioria dos tópicos se aplica a qualquer implementação do GNU Health.

A liberdade de software trabalha durante a pandemia

21 de abril, por Deb Nicholson

A maioria de nós já recebeu muitos emails falando sobre como as cadeias de fast food, as empresas que vendem calças de moletom e fabricantes de sabão estão "aqui por você," especialmente "nestes tempos difíceis." Alguns destes são emails sinceros, garantindo que suas empresa estão fazendo doações para organizações sem fins lucrativos ou que estão, realmente, desinfetando tudo. Organizações sem fins lucrativos, enquanto também estamos "aqui por você," especialmente "nestes tempos difíceis," geralmente temos mais a fazer durante uma crise, então temos nos concentrado em nosso trabalho, enquanto jogando um pouco de luz sobre o nosso marketing.

As comunidades da Conservancy responderam à pandemia global de várias formas. Em primeiro lugar, todos somos gratos pela comunidade global remota de software livre -- particularmente porque muitos eventos importantes estão sendo cancelados ou transformados em experiências online. Muitos de nós estão procurando como melhor atender as pessoas que contam conosco, seja melhorando as ferramentas que oferecemos, ou nosso suporte, ou ambos. Aqui está uma amostra do que nossos projetos estão fazendo durante a pandemia.

O fechamento de escolas em massa após o coronavírus está impulsionando uma nova onda de vigilância dos estudantes

10 de abril, por Drew Harwell

O olho que tudo vê da tecnologia de vigilância proprietária está invadindo as residências, quartos e computadores de estudantes universitários via "fiscalização online" obrigatória para os exames. As empresas retêm direitos sobre uma quantidade horripilante de dados do aluno e, como é padrão no software proprietário, estudantes e famílias não têm controle ou mesmo o direito de saber que informações estão sendo coletadas.

A Holanda se compromete com o software livre por padrão

24 de abril, por Nico Rikken

Numa carta aberta ao Parlamento, o ministro holandês de assuntos internos, Raymond Knops se compromete com uma política de "software livre por padrão" e destaca seus benefícios para a sociedade. Regulamentos de mercado atuais devem ser reformulados para permitir a publicação de software livre pelo governo.

Como o software livre construiu um movimento social?

14 de abril, por Justin W. Flory

O movimento software livre tem raízes no início dos anos 80. Como parte de uma palestra que dei com meu colega e amigo Mike Nolan na FOSDEM 2020, analisamos como o movimento software livre surgiu, como resposta a um mundo digital em mudança, em três fases diferentes. Esta postagem no blog é uma exploração e um esboço dessa história, para entender como o movimento social que chamamos de "software livre" foi construído.

Artigo do RMS: “Dizer não à computação injusta mesmo uma vez é ajudar”

4 de maio, por Richard M. Stallman

Neste artigo em https://gnu.org, o fundador do movimento de software livre Richard Stallman (RMS) corrige um mal-entendido comum: que usar qualquer software não-livre deve ser considerado como uma capitulação completa e motivos para excomunhão dos círculos de software livre. O RMS diz que "Nada poderia estar mais longe da verdade", e a Free Software Foundation (FSF) concorda.

No entanto, cada passo em direção à total liberdade -- seja instalando e ensinando a si mesmo um novo programa livre ou recusando uma atividade que exija um programa proprietário -- é importante. Além disso, toda recusa em participar de um bate-papo com Zoom ou Skype é um momento de aprendizado, oferecendo a oportunidade de educar seus amigos, colegas ou entes queridos sobre o porquê da liberdade de software ser importante.

Contribuindo de longe: Meu estágio na Itália com a equipe de campanhas

13 de abril, por Leonardo Luca Vignini

Olá a todos! Meu nome é Leonardo Luca Vignini. Nasci e ainda moro na Itália, em uma cidade chamada Imola, perto de Bolonha. Atualmente, sou estagiário na FSF e, em particular, trabalho na equipe de campanhas. Estou aprendendo a gerenciar contatos com o CiviCRM e escrevo para jornalistas e organizações para informá-los sobre nossas campanhas, e estou aprendendo como a FSF trabalha para espalhar a palavra e sensibilizar as pessoas sobre o software livre. Por meio dessas atividades, também estou aprofundando minha compreensão de alguns aspectos sobre software livre que eu não conhecia.

A catalogação de software livre

3 de abril, por Lorenzo L. Ancora

O Diretório de Software Livre é um catálogo colaborativo de software destinado a ser a principal fonte de representação de todo o software livre. Cada programa livre possui sua própria página no Diretório, da qual é possível estudar a evolução pela qual passou em termos tecnológicos e legais, por meio de um sistema cronológico semelhante ao da Wikipédia. Esta é uma conta de um dos administradores voluntários do Diretório sobre como é trabalhar no Diretório e por que é um trabalho difícil, mas gratificante, de grande importância para o movimento do software livre.

GNU MediaGoblin: Ainda estamos aqui!

7 de abril, por Ben Sturmfels

Embora o desenvolvimento do GNU MediaGoblin tenha desacelerado nos últimos anos, o trabalho continuou de forma constante, com melhorias significativas, como vídeo de alta resolução (Vijeth Aradhya), legendas de vídeo (Saksham) e várias pequenas melhorias e correções de erros. Como a maioria dos projetos de software livre orientados pela comunidade, o progresso só acontece quando as pessoas aparecem e o fazem acontecer.

Fundação GNOME e Endless lançam o Community Engagement Challenge inaugural

7 de abril pela Fundação GNOME

A Fundação GNOME, em conjunto com a Endless, tem o orgulho de anunciar que, a partir de 9 de abril, serão aceitas inscrições para o Community Engagement Challenge inaugural, uma nova e empolgante oportunidade para enviar um projeto que envolverá os iniciantes na comunidade de software livre.

Esta é uma competição composta de três fases, projetada para gerar ideias estimulantes que ajudarão a conectar a próxima geração de programadores à comunidade de software livre e mantê-los ativos e engajados nos próximos anos. Até US $65,000 em prêmios em dinheiro estão disponíveis para os indivíduos ou equipes com os melhores projetos.

GNU Guix 1.1.0 lançado

15 de abril, por Ludovic Courtès e Marius Bakke

Temos o prazer de anunciar o lançamento do GNU Guix versão 1.1.0! A versão vem com imagens de instalação ISO-9660, uma imagem de máquina virtual e tarballs para instalar o gerenciador de pacotes na parte superior da sua distribuição GNU/Linux, da fonte ou dos binários. Os usuários do Guix podem atualizar executando o guix pull.

Junte-se aos ativistas turcos de software livre na ÖzgürKon, em 16 a 17 de maio!

11 de abril, por Özcan Oğuz

ÖzgürKon é uma conferência online internacional, organizada por Özgür Yazılım Derneği. 2020 trouxe uma pandemia inesperada para a qual ninguém estava preparado. O COVID-19 criou um vácuo de eventos, já que as pessoas não conseguem mais se reunir fisicamente. O objetivo da ÖzgürKon é preencher esse vazio, reunindo a comunidade mundial de software livre no espaço virtual e destacando a importância do software livre à luz dos desenvolvimentos atuais.

Os ativistas turcos de software livre têm uma perspectiva única sobre a necessidade de liberdade de software, e os ativistas por trás da ÖzgürKon se envolveram em esforços para ajudar as minorias da Anatólia a preservar sua cultura e idioma. Sua palestra sobre o assunto na LibrePlanet 2020 já está disponível assistir!

Notícias de abril do GNU Emacs

27 de abril, por Sacha Chua

Nestas edições: Ayu-Themes para Emacs, por que Emacs é tão quadrado e muito mais!

Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam https://directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade rica de informações úteis desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 8 de maio, das 13h às 16h BRT (16h à 19h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque do LibrePlanet: Remote Communication

Todos os meses na wiki do LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando Remote Communication, que fornece informações sobre ferramentas de comunicação de software livre que são urgentemente necessárias para substituir softwares proprietários comumente usados, como Zoom e Slack. Você está convidado a adotar, divulgar e melhorar esse importante recurso.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 16 novos lançamentos GNU!

16 novos lançamentos GNU neste último mês (até 28 de abril de 2020):

Para receber anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa que funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Próximos eventos da FSF e do software livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam à Free Software Foundation e gostaríamos de dar um reconhecimento especial às pessoas que doaram US $500 ou mais no último mês.

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Edward Flick
  • François Badier
  • Richard Case
  • Ron Horrell

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF (e apreciação públicas) no mês passado:

  • Fredrik Strupe (Binutils)
  • Jan Willem Jagersma (Binutils, GCC)
  • Kartik Ohri (Gnuastro)
  • Madhav Bansal (Gnuastro)
  • Sachin Singh (Gnuastro)
  • Sreedhar Vaddi (glibc)
  • YUE Daian (Emacs)
  • Zisheng Huang (Wget)

Deseja ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Traduções do Free Software Supporter

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/mayo

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/mai

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Free Software Supporter is available in English. To see the English version, click here: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/may

To change the user's preferences and receive the next issues of Supporter in English, click here: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam o trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

Sou membro da FSF -- ajude-nos a apoiar a liberdade de software https://my.fsf.org/join

Ou em inglês:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, confira a nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument e mais.

Copyright © 2020 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Document Actions

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.