Skip to content, sitemap or skip to search.

Personal tools
Join now
You are here: Home Free Software Supporter 2020 Free Software Supporter - Edição 144, abril 2020

Free Software Supporter - Edição 144, abril 2020

by Free Software Foundation Contributions Published on Mar 04, 2020 12:34 PM

Bem-vindo(a) ao Suporte ao Software Livre, um resumo de notícias e ações mensais da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 227,223 outros ativistas. São 717 a mais em relação ao mês passado!

HACKERS e HOSPITAIS: Como você pode ajudar

31 de março

Ativistas do Software Livre, assim como muitos cientistas e médicos profissionais, há muito tempo perceberam que o software e dispositivos médicos proprietários não são éticos nem adequados às nossas necessidades. A pandemia do COVID-19 iluminou algumas dessas deficiências para um público mais amplo -- e também deu à nossa comunidade uma oportunidade única de oferecer ajuda real e material em um momento difícil.

Estamos montando juntos um plano para contribuir: confira a página wiki em https://libreplanet.org/wiki/HACKERS_and_HOSPITALS e se você possuir experiência, impressoras 3D ou suprimentos para contribuir, entre em contato com o Michael via sysadmin@fsf.org. Se você não tem meios para produzir equipamentos médicos e você ainda quiser ajudar, a pesquisa pode ser feita de qualquer lugar com apenas um computador e uma conexão à Internet. Adicione quaisquer projetos que sejam licenciados livremente, trabalhando para ajudar com a COVID-19 para a wiki!

ÍNDICE

  • Os hospitais precisam reparar ventiladores. Os fabricantes estão tornando isso impossível
  • Ferramentas de trabalho remotas da Software Freedom Conservancy
  • "Freeware," Software Livre e a crise do coronavírus: Escolha suas ferramentas com sabedoria!
  • Olhando para o LibrePlanet 2020: Libertando o futuro juntos
    • Dia 1 do LibrePlanet: O software livre pode realizar uma conferência on-line inteira? Sim ele pode!
    • LibrePlanet 2020 online: O segundo dia da conferência termina em alta
    • Jovens hackers farão a palestra de abertura da conferência LibrePlanet
    • Let's Encrypt, Jim Meyering e Clarissa Lima Borges recebem os Prêmios Software Livre de 2019 da FSF
    • Celebrando as mulheres no software livre no Dia Internacional da Mulher
    • Tudo o que você precisa saber sobre o LibrePlanet 2020, agora totalmente online!
  • O aplicativo Zoom do iOS envia dados para o Facebook, mesmo que você não tenha uma conta no Facebook
  • O Projeto de lei EARN IT é o plano do governo dos EUA para sondar todas as mensagens online
  • GNOME 3.36 lançado
  • Emacs 27.0.90 está disponível!
  • GCC 9.3 lançado
  • Sistemas modernos GNU/Linux devem rodar jogos antigos
  • Notícias de março do GNU Emacs
  • Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque do LibrePlanet: HACKERS and HOSPITALS
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 15 novos lançamentos GNU!
  • Próximos eventos da FSF e do software livre
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Traduções do Free Software Supporter
  • Entre em ação com a FSF!

Leia esse boletim online aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/abril-p

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público, adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

Deseja ler este boletim traduzido para outro idioma? Role a página até o final, para ler o Suporte em inglês, francês ou espanhol.


Os hospitais precisam reparar ventiladores. Os fabricantes estão tornando isso impossível

18 de abril, por Jason Koebler

O Gestão Digital de Restrições (DRM) em equipamentos médicos sempre foi uma ameaça à saúde e à vida humana, bem como uma violação de nossos direitos, e agora o DRM nos ventiladores pode realmente custar vidas: as restrições de software impostas por empresas de dispositivos médicos estão fazendo nossa resposta à pandemia de coronavírus ser mais difícil.

Atualmente, a FSF está explorando maneiras de ajudar a espalhar o conhecimento sobre como disponibilizar os dispositivos médicos tão necessários -- fique de olho nosso site para atualizações. Enquanto isso, saiba mais sobre a luta contra o DRM em https://www.defectivebydesign.org/.

Ferramentas de trabalho remotas da Software Freedom Conservancy

17 de março, por Deb Nicholson

A Conservancy é uma organização 100% remota há mais de cinco anos e agora é uma organização remota por design. Dedicamo-nos a empoderar usuários através da liberdade de software, e usamos ferramentas de software livre para fazer o nosso trabalho sempre que possível. Como muitas pessoas estão mudando recentemente para o trabalho remoto ou colaboração remota, como parte do "distanciamento social," parece ser um bom momento para compartilhar as ferramentas "livres como em liberdade" que usamos e dizer como elas funcionam para nós.

"Freeware," software livre e a crise do coronavírus: Escolha suas ferramentas com sabedoria!

30 de março, por Free Software Foundation Europe

A indústria de software pode parecer estar tentando fazer sua parte para ajudar na crise do coronavírus, dando aos usuários acesso a versões de avaliação dos programas proprietários. Mas, antes de prosseguir e aproveitar as vantagens dessa generosidade, convém ler as letras miúdas. O que parece um grande alívio hoje pode se tornar um fardo amanhã.

Você deve ter cuidado com as ofertas provenientes de fornecedores de software proprietário. Entre os trabalhadores autônomos, os programas para home office (processador de texto, planilha, banco de dados) são muito procurados, por exemplo. Mas tenha cuidado com o que você escolhe: depois que a crise terminar, você pode acordar com um bloqueio rigoroso do fornecedor, com custos inesperados e outros problemas incluídos. O mesmo vale para as empresas que pedem aos funcionários para trabalhar em casa. As soluções que elas escolhem para superar o desafios do trabalho remoto podem causar problemas que sairão pela culatra no futuro, uma vez que a crise tenha passado.

Olhando para o LibrePlanet 2020: Libertando o futuro juntos

26 de março

Nos dias 14 e 15 de março, a FSF realizou o LibrePlanet 2020: "Liberte o futuro" online. A edição virtual do LibrePlanet não foi nada menos do que um sucesso e foi uma jornada e tanto para chegarmos lá.

No prazo de cinco dias, fomos capazes de mudar a conferência de uma experiência pessoal a um evento de transmissão ao vivo, graças aos esforços heroicos de nossa talentosa equipe de tecnologia, nossos voluntários e a flexibilidade e cooperação de nossos oradores programados, mesmo alguns que anteriormente não estavam programados. Organizamos três sessões por vez para os dois dias da conferência, trazendo aos espectadores trinta e cinco palestras de 45 oradores, bem como oito conversas relâmpago. As dificuldades técnicas eram poucas e distantes entre si, e quando um dos nossos oradores perguntou quantas nações estavam sintonizando, em um período de dezoito segundos, doze países foram identificados.

Se você não participou, ou deseja conferir as palestras que perdeu: os vídeos serão lançados em breve em https://media.libreplanet.org/.

Dia 1 do LibrePlanet: O software livre pode realizar uma conferência online inteira? Sim ele pode!

14 de março

Às vezes, todos os seus melhores planos podem dar errado e, quando o COVID-19 colidiu com o LibrePlanet 2020, a equipe e a gerência da FSF tiveram que tomar uma decisão incrivelmente difícil: como poderíamos pesar o risco de uma pandemia que se espalha contra o nosso evento anual mais importante?

Felizmente, os ativistas do software livre não têm medo de um pouco de adversidade e estão acostumados a enfrentar desafios. Em apenas alguns dias, mudamos de marcha para entregar o programa LibrePlanet 2020 remotamente, com conversas online chegando de todo o mundo. Somos muito gratos aos nossos palestrantes, que foram tão flexíveis, e aos benfeitores de última hora que se ofereceram para ajudar a preencher qualquer lacuna que poderia surgir. Tudo isso nos permitiu apresentar a você uma programa quase completo para o evento!

LibrePlanet 2020 online: O segundo dia da conferência termina em alta

15 de março

O segundo dia da imparável conferência LibrePlanet 2020 apresentou mais palestrantes e colaboradores fazendo grandes progressos no movimento.

Jovens hackers farão a palestra de abertura da conferência LibrePlanet

4 de março

A palestra de abertura da conferência LibrePlanet 2020 foi um painel com jovens impressionantes, membros da comunidade de software livre. Os participantes do painel foram Alyssa Rosenzweig, uma hacker de software livre que trabalha na Collabora, Taowa, administradora de sistemas, entusiasta do software livre e o mais novo (sem upload) desenvolvedor Debian, e Erin Moon, cujo trabalho em software livre tem se concentrado em software de mídia social federada como usuário, colaborador e mantenedor; o painel foi apresentado por Greg Farough, gerente de campanhas da FSF.

Let's Encrypt, Jim Meyering e Clarissa Lima Borges recebem os Prêmios Software Livre de 2019 da FSF

14 de março

Os vencedores do Prêmio Software Livre deste ano são Let's Encrypt, Jim Meyering e Clarissa Lima Borges. Como a cerimônia foi realizada virtualmente este ano, cada vencedor selecionou a pessoa que entregou o prêmio.

Celebrando as mulheres no software livre no Dia Internacional da Mulher

6 de março

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no domingo, 8 de março deste ano, e neste blog homenageamos algumas das mulheres muito impressionantes programadas para participar do LibrePlanet 2020, incluindo as palestrantes Shannon Dosemagen e Alyssa Rosenzweig, bem como a ex-palestrante Micky Metts e a jornalista Lucy Ingham.

Tudo o que você precisa saber sobre o LibrePlanet 2020, agora totalmente online!

12 de março

Foi uma estrada esburacada, mas em apenas três dias, a equipe da FSF reformulou o LibrePlanet 2020 em nossa primeira conferência online, via configuração de streaming totalmente livre. Neste post, detalhamos algumas das mudanças e demos instruções sobre como participar.

O aplicativo Zoom do iOS envia dados para o Facebook, mesmo que você não tenha uma conta no Facebook

26 de março, por Joseph Cox

Videoconferências com o Zoom se tornaram uma maneira muito popular para os locais de trabalho gerenciarem reuniões na era do COVID-19, bem como uma maneira de as pessoas ficarem conectadas com seus entes queridos. No entanto, como em todos os software sociais proprietários, isso vem com grandes descompensações de privacidade: neste caso, a versão iOS do aplicativo Zoom está enviando alguns dados de análise para o Facebook, mesmo se os usuários do Zoom não tiverem uma conta no Facebook, de acordo com uma análise do aplicativo pela Motherboard.

Você merece mais do software que você utiliza para manter sua trabalho, seus relacionamentos e sua sanidade durante a quarentena, e A FSF divulgará em breve um guia com as melhores opções atualmente disponíveis.

O Projeto de lei EARN IT é o plano do governo dos EUA para sondar todas as mensagens online

12 de março, por Joe Mullin

Imagine uma Internet em que a lei exigisse que todas as mensagens enviadas fossem lidas por software de sondagem aprovado pelo governo. Empresas que lidam com essas mensagens não teriam permissão para criptografá-las com segurança ou perderam proteções legais que lhes permitam operar.

Isso é o que o Comitê Judiciário do Senado dos EUA propôs e espera que se transforme em lei. O projeto de lei chamado EARN IT, patrocinado pelos senadores Lindsey Graham (R-SC) e Richard Blumenthal (D-CT), tirarão proteções da Seção 230 de qualquer site que não siga uma lista de "melhores práticas," o que significa que esses sites podem ser processado em falência. A lista de "melhores práticas" será criada por uma comissão do governo chefiada pelo procurador-geral William Barr, que deixou bem claro que ele gostaria de banir a criptografia, e garantir a força da lei para "acesso legal" a qualquer mensagem digital.

A FSF se opõe à vigilância em massa do governo sobre comunicações online por causa de seus efeitos assustadores sobre denúncias e outros tipos de comunicações necessárias para o movimento do software livre. Leia mais em https://www.fsf.org/campaigns/surveillance.

GNOME 3.36 lançado

11 de março, pelo Projeto GNOME

Temos o prazer de anunciar o lançamento oficial do GNOME 3.36: “Gresik.” A versão 3.36 contém seis meses de trabalho pela comunidade GNOME e inclui muitos aprimoramentos, aprimoramentos de desempenho e novos recursos.

Emacs 27.0.90 está disponível!

3 de março, por Nicolas Petton

O primeiro pré-teste para a versão 27 do Emacs foi lançado! Entre em um mundo encantado de maravilhas entre parênteses -- e, por favor, relate quaisquer bugs aos mantenedores!

GCC 9.3 lançado

12 de março pelos desenvolvedores do GCC

O Projeto GNU e os desenvolvedores do GCC têm o prazer de anunciar o lançamento do GCC 9.3. Esta versão é uma versão de correção de bug, contendo correções para regressões no GCC 9.2 em relação às versões anteriores do GCC.

Sistemas modernos GNU/Linux devem rodar jogos antigos

26 de março, por Shivam Gulati

Em sua palestra no LibrePlanet 2020, o desenvolvedor Dennis Payne tentou olhar para trás e apontou que o GNU/Linux moderno não roda mais jogos de software livre “mais antigos.” Existem soluções alternativas para jogar jogos mais antigos no sistema GNU/Linux moderno, como instalar a versão mais antiga da biblioteca. No entanto, esse processo geralmente consome muito tempo e, às vezes, nem funciona.

Notícias de março do GNU Emacs

30 da março, por Sacha Chua

Nestas edições: modernas bibliotecas Emacs lisp, explorando o modo Org, Starter Kits diferentes de Spacemacs e Doom e muito mais!

Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam https://directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade rica de informações úteis desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 3 de abril, das 13h às 16h BRT (16h à 19h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque do LibrePlanet: HACKERS and HOSPITALS

Todos os meses na wiki do LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando HACKERS and HOSPITALS, que fornece informações sobre conectar profissionais de saúde, hackers, fabricantes, engenheiros, inovadores biomédicos e artesãos para ajudar a fabricar itens necessários para combater a pandemia de COVID-19. Você está convidado a adotar, espalhar e melhorar esse importante recurso.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 15 novos lançamentos GNU!

15 novos lançamentos GNU neste último mês (até 26 de março de 2020):

Para anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa que funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Próximos eventos da FSF e do software livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam à Free Software Foundation e gostaríamos de dar um reconhecimento especial às pessoas que doaram US$ 500 ou mais no último mês.

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Alan Stein
  • Ben Abrams
  • Ed Price
  • Nathan Boy
  • Sven Wallage

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF (e apreciação públicas) no mês passado:

  • Alexander Eulenberg (Gnulib)
  • Condition-ALPHA Digital Broadcast Technology Consulting (Emacs)
  • Jaehwang Jung (Emacs)
  • Michael de Lang (GCC)
  • SunegKi Kim (Emacs)

Deseja ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Traduções do Free Software Supporter

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/abril

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/avril

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Free Software Supporter is available in English. To see the English version, click here: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2020/april

To change the user's preferences and receive the next issues of Supporter in English, click here: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam o trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

Sou membro da FSF -- ajude-nos a apoiar a liberdade de software https://my.fsf.org/join

Ou em inglês:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, confira a nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument e mais.

Copyright © 2020 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Document Actions

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.