Skip to content, sitemap or skip to search.

Personal tools
Join now
You are here: Home Free Software Supporter 2019 Free Software Supporter - Edição 134, junho 2019

Free Software Supporter - Edição 134, junho 2019

by Free Software Foundation Contributions Published on May 06, 2019 04:00 PM
Bem-vindo(a) ao *Suporte ao Software Livre*, um resumo de notícias e ações mensal da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 206,775 outros ativistas. São 1,322 a mais em relação ao mês passado!

ÍNDICE

  • Mais seis dispositivos da ThinkPenguin, Inc. agora certificados pela FSF que Respeita(m) sua Liberdade
  • Vídeos do LibrePlanet 2019 já estão disponíveis!
  • Se os reguladores não impedirem a venda dos dados de localização dos usuários de telefones celulares, os consumidores devem fazê-lo
  • Funcionários do Snapchat abusaram do acesso a dados para espionar usuários
  • RMS aparece na lista dos 25 principais influenciadores de tecnologia deste ano
  • Liberado o GNU Guix 1.0.0
  • A FSF Latin America lança o GNU Linux-libre 5.1-gnu como seu kernel sanitizado
  • As pessoas estão clamando para comprar bombas de insulina antigas -- porque elas podem ser hackeadas
  • É meia noite. Você sabe com quem seu iPhone está falando?
  • Alexa tem espionado você esse tempo todo
  • Resumo de notícias do Conservancy
  • Lançamento do GCC 9
  • Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque na LibrePlanet: Transcrições de palestras na conferência LibrePlanet
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 18 novos lançamentos GNU!
  • Atualização da GNU Toolchain: Apoie a GNU Toolchain
  • Agenda de palestras do Richard Stallman e outros eventos da FSF
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Entre em ação com a FSF!

Leia esse boletim online aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/free-software-supporter-issue-134-june-2019

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/free-software-supporter-numero-134-junio-2019

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/free-software-supporter-numero-134-juin-2019

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

O Free Software Supporter está disponível em português. Para ver a versão em português, clique aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/free-software-supporter-edicao-134-junho-2019

Para alterar as preferências do usuário e receber as próximas edições do Supporter em português, clique aqui: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Mais seis dispositivos da ThinkPenguin, Inc. agora certificados pela FSF que Respeita(m) sua Liberdade

16 de maio

A FSF concedeu a certificação Respeita sua Liberdade (RYF na sigla em inglês) a um lote de seis dispositivos da ThinkPenguin, Inc.: o Adaptador externo de som estéreo USB Penguin USB 2.0 (TPE-USBSOUND), o cabo de impressora USP para Paralelo (TPE-USBPARAL), a placa controladora PCIe eSATA/SATA 6Gbps (TPE-PCIESATA), a placa de som Áudio PCI Express de 5.1 canais, 24 bits e 96KHz (TPE-PCIESNDCRD), a placa de meia altura para wireless N PCI Dual-Band Mini-Band Mini (TPE-NHMPCIED2) e a placa Penguin Wireless N Mini PCIe (TPE-NMPCIE). A marca de certificação RYF significa que os produtos atendem aos padrões da FSF em relação à liberdade dos usuários, o controle sobre o produto e privacidade.

Esta última coleção de dispositivos faz do ThinkPenguin o varejista de maior catálogo de dispositivos certificados com a RYF. Parabéns à ThinkPenguin e obrigado por seu compromisso com a liberdade de software!

Vídeos do LibrePlanet 2019 já estão disponíveis!

13 de maio

Na conferência LibrePlanet 2019, a FSF gravou 40 palestras -- mais de 24 horas de vídeo, e agora eles estão online na nossa instância do GNU MediaGoblin. Todos os vídeos estão disponíveis em um formato livre de Gestão Digital de Restrições (DRM), para download gratuito.

Se os reguladores não impedirem a venda dos dados de localização dos usuários de telefones celulares, os consumidores devem fazê-lo

28 de maio, por Aaron Mackey

Uma investigação da Motherboard revelou em janeiro como a localização em tempo real de qualquer usuário de celular pode ser obtida por US$ 300. A disseminação da prática, juntamente com a extrema invasão da privacidade das pessoas, é alarmante.

Os relatórios mostraram que há um mercado vibrante para dados de localização gerados pelos telefones celulares de todas as pessoas: informações que podem ser incrivelmente detalhadas e fornecer uma janela para as atividades mais privadas e sensíveis das pessoas. A investigação também revelou que as operadoras de telefone celular AT&T, Sprint e T-Mobile, e muitos terceiros com acesso aos dados de localização das empresas, têm pouco interesse ou incentivo para parar com essa prática.

A Electronic Frontier Foundation (EFF) esperava que, uma vez que isso fosse exposto, a Federal Communication Commission (FCC) dos EUA tomaria uma ação, mas meses depois, nada aconteceu. Então eles estão pedindo sua ajuda: leia o link abaixo para saber como compartilhar sua história.

Funcionários do Snapchat abusaram do acesso a dados para espionar usuários

23 de maio, por Joseph Cox

Vários departamentos dentro da gigante da mídia social, Snap, utilizaram ferramentas para acessar dados do usuário, e vários funcionários abusaram de seu acesso privilegiado, para espionar os usuários do Snapchat, Motherboard descobriu.

Dois ex-funcionários disseram que vários funcionários da Snap abusaram de seu acesso aos dados de usuário do Snapchat há vários anos. Essas fontes, assim como dois ex-funcionários, um funcionário atual e emails internos da empresa, obtidos pela Motherboard, descrevem ferramentas internas que permitiam que os funcionários do Snap, acessassem os dados do usuário, incluindo, em alguns casos, informações de localização, seus próprios Snaps salvos e informações pessoais, como números de telefone e endereços de email.

RMS aparece na lista dos 25 principais influenciadores de tecnologia deste ano

11 de maio, por Business Insider India

De acordo com uma pesquisa com mais de 30.000 desenvolvedores, estas são as 25 pessoas que terão maior influência em tecnologia em 2019, e não estamos surpresos em encontrar Richard Stallman, fundador da FSF e do Projeto GNU, na lista. Mas lembre-se, nós defendemos o software livre, não o open source!

Liberado o GNU Guix 1.0.0

10 de maio, por Ricardo Wurmus

Em 2 de maio, o projeto GNU Guix anunciou o lançamento da versão 1.0 do gerenciador de software Guix. Desde o início do projeto, há pouco mais de sete anos atrás, quase 300 voluntários de todo o mundo contribuíram com mais de 50,000 melhorias. O Guix agora oferece uma enorme coleção de pacotes bit-reproduzíveis de software livre que consistem em cerca de 10,000 aplicativos e bibliotecas de uma ampla gama de categorias, incluindo jogos, produção de música, edição de vídeo, programação e programas científicos especializados.

A FSF Latin America lança o GNU Linux-libre 5.1-gnu como seu kernel sanitizado

6 de maio, por Alexandre Oliva

A equipe da Free Software Foundation Latin America lançou o GNU Linux-libre 5.1-gnu como seu kernel sanitizado. Os fontes e tarballs do GNU Linux-libre 5.1-gnu estão agora disponíveis em https://www.fsfla.org/selibre/linux-libre/download/releases/5.1-gnu/. Não requer nenhuma remoção de blob desde -rc7-gnu.

As pessoas estão clamando para comprar bombas de insulina antigas - porque elas podem ser hackeadas

28 de abril, por Sarah Zhang

A capacidade de fazer jailbreak em uma bomba de insulina antiga permite aos diabéticos conectá-la a um software livre e convertê-la em um sistema que efetivamente substitui o sistema regulatório de um pâncreas saudável. O software em dispositivos médicos pessoais deve ser livre, para que modificações como essa não dependam do uso de bugs.

É meia noite. Você sabe com quem seu iPhone está falando?

28 de maio, por Geoffrey A. Fowler

Em uma recente noite de segunda-feira, uma dúzia de empresas de marketing, firmas de pesquisa e outros comedores de dados pessoais receberam relatórios do meu iPhone. Às 23:43, uma empresa chamada Amplitude descobriu meu número de telefone, email e localização exata. Às 3:58, outra firma chamada Appboy recebeu uma impressão digital do meu telefone. Às 6:25, um rastreador chamado Demdex recebeu uma maneira de identificar meu telefone e enviou de volta uma lista de outros rastreadores para emparelhar com o meu.

E à noite toda, houve um comportamento surpreendente de uma agregador chamado: Yelp. Elo estava recebendo uma mensagem que incluía meu endereço IP -- uma vez a cada cinco minutos.

Anúncios recentes da Apple se gabam de que "o que acontece no seu iPhone permanece no seu iPhone." Minha investigação sugere o contrário. (E porque você não pode investigar o software do seu iPhone, porque ele não é livre, não há maneira de saber a extensão dessa violação.)

Alexa tem espionado você esse tempo todo

6 de maio, por Geoffrey A. Fowler

Você deixaria um estranho espionar em sua casa e manter as gravações? Para a maioria das pessoas, a resposta é: "Você está louco?" No entanto, isso é essencialmente o que a Amazon vem fazendo para milhões de pessoas com seu assistente Alexa em alto-falantes Echo equipados com microfone. E não está sozinho: incomodar nossas casas é a próxima fronteira do Vale do Silício.

A alegação da Amazon de que "os clientes têm controle" é uma mentira descarada: você pode excluir manualmente as gravações anteriores se souber exatamente onde procurar e lembrar de continuar, mas não conseguirá impedir a Amazon de fazer essas gravações, se se der o trabalho em usar o Echo. Eles podem fazer o que quiserem com essas gravações, e o FBI pode coletar todo o banco de dados todos os dias ou digitalizá-lo a cada hora.

Resumo de notícias do Conservancy

28 de maio, por Deb Nicholson

Maio é o mês para lançamentos de código! Confira esses vídeos, postagens em blogs de projetos de membros, lançamentos de códigos e eventos futuros.

Lançamento do GCC 9

3 de maio, por GCC

O projeto GNU e os desenvolvedores do GCC têm o prazer de anunciar o lançamento do GCC 9.1.

Esta versão é um lançamento importante, contendo novos recursos (bem como muitas outras melhorias) em relação ao GCC 8.x.

Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade de informações úteis, desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 7 de junho, das 13h às 16h BRT (16h à 19h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque na LibrePlanet: transcrições de palestras na conferência LibrePlanet

Todos os meses na LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando as transcrições de palestras na conferência LibrePlanet, que torna essas palestras acessíveis para um segment ainda mais amplo de nossa audiência. Se você é bom em transcrever áudio, nós encorajamos que você adicione suas próprias submissões. Você pode encontrar a lista completa de vídeos em https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/tag/libreplanet-2019-video/, e as transcrições estão em https://libreplanet.org/wiki/LibrePlanet:Conference/2019/Transcripts/.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 18 novos lançamentos GNU!

18 novos lançamentos GNU neste último mês (até 28 de maio de 2019):

Para anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Este mês, damos as boas-vindas a Wolf como comantenedor do gengetopt.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Atualização da GNU Toolchain: Apoie a GNU Toolchain

Doe para apoiar a GNU Toolchain, uma coleção de ferramentas de desenvolvimento fundacional de software licenciadas livremente, incluindo o GNU C Compiler collection (GCC), GNU C Library (glibc) e GNU Debugger (GDB).

Agenda de palestras do Richard Stallman

Para detalhes do evento, bem como para se inscrever para ser notificado para futuros eventos em sua área, por favor visite https://www.fsf.org/events.

Até agora, Richard Stallman tem os seguintes eventos neste mês:

Outros eventos da FSF e software livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam à Free Software Foundation e gostaríamos de dar um reconhecimento especial às pessoas que doaram US$ 500 ou mais no último mês.

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Catalin Francu
  • David Klann
  • Deepak Ponvel Chermakani
  • Emil Volcheck
  • Hideki IGARASHI
  • Mikhail Pomaznoy
  • Minoru Sekine
  • Shon Burton

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF no mês passado:

  • Anthony Rossini (Emacs)
  • Bowen Hu (GNU Radio)
  • Joel Rosdahl (Emacs)
  • Matthew Newton (Emacs)
  • Moises Torres Aguilar (Wget)
  • Neil Roberts (Emacs)
  • Serghei Iakovlev (Emacs)
  • Stefan Kangas (Emacs)
  • Sungbin Jo (Emacs)
  • Tejas Joshi (GCC)
  • ThePhD (GCC)

Quer ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, dirija-se à nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument, Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA), e mais.

Copyright © 2019 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Document Actions

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.