Skip to content, sitemap or skip to search.

Herramientas Personales
Join now
Usted está aquí: Inicio Free Software Supporter 2019 Free Software Supporter - Edição 130, fevereiro 2019

Free Software Supporter - Edição 130, fevereiro 2019

por Free Software Foundation Published on 04/01/2019 14:41
Bem-vindo(a) ao Suporte ao Software Livre, um resumo de notícias e atualização mensal da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 194.939 outros ativistas. São 731 a mais em relação ao mês passado!

ÍNDICE

  • A FSF tem agora 5.000 membros -- graças a você
  • Laboratório de Licenciamento e Conformidade: As perguntas mais frequentes
  • Registro e agendamento para Copyleft Conf
  • A luta pela Internet na Europa ficou ainda mais confusa
  • Em janeiro, a UE começa a recompensar por bugs descobertos em software livre
  • NSA prestes a lançar uma ferramenta de engenharia reversa livre
  • Google propõe alterações no navegador Chromium que vão quebrar as extensões de bloqueio de conteúdo
  • GNU Ring muda o nome para GNU Jami
  • Serviço de saúde do Reino Unido prescreve "terapia de aplicativos" não livres para crianças
  • Agora está claro que nenhum dos supostos benefícios de matar a neutralidade da rede era real
  • Projeto GNOME: Resumo de fim de ano de 2018
  • Junte-se à FSF e a amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque no LibrePlanet: Guix/Wishlist
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 22 novos lançamentos GNU!
  • Atualização da GNU Toolchain: Apoie a GNU Toolchain
  • Agenda de palestras do Richard Stallman e outros eventos da FSF
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Entre em ação com a FSF!

Leia esse boletim online aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/february

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/febrero

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/fevrier

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

O Free Software Supporter está disponível em Português. Para ver a versão em Português, clique aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/fevereiro

Para alterar as preferências do usuário e receber as próximas edições do Supporter em Português, clique aqui: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

A FSF tem agora 5.000 membros -- graças a você

15 de janeiro

Na primeira semana de janeiro, fechamos a campanha de angariação de fundos e filiação de associados da Free Software Foundation, de fim de ano, e nós gostaríamos de agradecer à sua generosidade e apoio. Por sua causa, levantamos US$ 441,802 e tivemos 488 novos membros associados -- superando o nosso objetivo de 400 novos membros, e aumentando a nossa adesão total para além de 5,000. Obrigado por doar, participar e espalhar a palavra.

Não é membro ainda? Aproveite o impulso e junte-se ao movimento do software livre em https://my.fsf.org/join.

Laboratório de Licenciamento e Conformidade: as perguntas mais frequentes

25 de janeiro, por Jake Glass

O Laboratório de Licenciamento e Conformidade da FSF está empenhado em ajudar os desenvolvedores de software livre em todo o mundo com suas perguntas que são enviadas para licensing@fsf.org. Nosso principal objetivo é apoiar o que acreditamos ser a melhor ferramenta legal que temos para proteger os direitos dos usuários, o copyleft. O laboratório trabalha em no sentido desse objetivo, oferecendo educação de licenciamento, programas de certificação como o Respeita Sua Liberdade (RYF), fornecendo conformidade e execução de licenças para o Projeto GNU, e tratando de perguntas de licenciamento oriundas da comunidade de software livre.

No decorrer deste trabalho, muitas vezes nos referimos a perguntas no abrangente artigo Perguntas frequentes sobre as licenças GNU (FAQ). O FAQ é bastante longo, com mais de 150 perguntas. Observando os emails sobre a FAQ de licenciamento e conformidade ajuda-nos a avaliar as perguntas mais frequentes, ou talvez as mais confusas. Nós gostaríamos de compartilhar algumas das ideias que reunimos em nosso trabalho, para tornar os nossos recursos de licenciamento os mais eficazes possíveis.

Registro e agendamento para Copyleft Conf

10 de janeiro, por Software Freedom Conservancy

A Conservancy está muito animada em compartilhar o cronograma para o primeiro Copyleft Conf com você! Copyleft Conf é um evento de um dia, ocorrendo em 4 de fevereiro no centro de Bruxelas, na Bélgica. A gerente de campanhas da FSF, Molly de Blanc fará o discurso principal, "As margens da liberdade de software" e o diretor executivo da FSF, John Sullivan, fará o discurso "< script src = "trap.js" >< / script >." Nós esperamos encontrar você lá!

A luta pela Internet na Europa ficou ainda mais confusa

23 de janeiro, por James Vincent

A Diretiva de Direitos Autorais da União Europeia (UE) está levando a uma vida de tortura, mesmo pelas normas do direito da UE. Este pacote de legislação, para atualizar exaustivamente os direitos autorais na era da Internet, foi calorosamente debatido no Parlamento e em público, durante todo o ano passado. Mas a partir do início deste mês, parecia estar caminhando em direção a um voto final voto. Isto, até seis países mudarem de lado durante as negociações, voltando com a diretiva proposta novamente para o limbo legislativo.

O ponto de discórdia continua sendo os terríveis artigos 11 e 13, também conhecidos como "link tax" e "upload filter." O Artigo 11 dá a editores o direito de cobrar uma taxa quando plataformas como o Google ou Facebook mostram trechos de seus artigos, enquanto o Artigo 13 faz destas plataformas responsáveis diretas por infrações aos direitos autorais, por mídia carregada pelo usuário. Como nós afirmamos em junho de 2018, o Artigo 13 tornaria impossível para os desenvolvedores construir sobre o código um do outro, o que seria um golpe para o desenvolvimento colaborativo de software livre e pressionaria contra as liberdades básicas do software livre.

Em janeiro, a UE começa a recompensar por bugs descobertos em software livre

27 de dezembro, por Julia Reda

Em 2014, vulnerabilidades de segurança foram encontradas em importantes projetos de software, incluindo a biblioteca de criptografia OpenSSL. Esse tipo de software é chamado de biblioteca porque fornece funções padrão para um grande número de outros programas. E estes sofreram subsequentemente com a questão. Como o OpenSSL também é muito importante para a criptografia do tráfego da Internet, ele também é altamente relevante para a proteção de sua comunicação pessoal ou seus detalhes de pagamento quando você está comprando on-line. A questão fez muitas pessoas perceberem como o software livre é importante para a integridade e confiabilidade da Internet e outras infraestruturas. É por isso que meu colega Max Andersson e eu iniciamos o projeto de auditoria de software livre: FOSSA.

Em 2017, o projeto adicionou a realização de recompensas por descobertas de bugs em importantes projetos de software livre, na lista de medidas que queríamos colocar em prática para aumentar a segurança. Em janeiro, a Comissão Europeia está lançando 14 de um total de 15 recompensas por bugs em software livre, em projetos que as instituições da UE apoiam. Uma recompensa por bug é um prêmio para pessoas que procuram ativamente por questões de segurança. O montante da generosidade depende da gravidade do problema descoberto e da relativa importância do software.

Você pode contribuir analisando o software e enviando quaisquer bugs ou vulnerabilidades que você encontrar nas plataformas que participam na recompensa por bug. Confira o artigo, que mostra a lista completa dos projetos que precisam de sua ajuda!

NSA prestes a lançar uma ferramenta de engenharia reversa livre

5 de janeiro, por Catalin Cimpanu

A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) irá lançar uma ferramenta de engenharia reversa na próxima conferência de segurança da RSA, que será realizada no início de março, em São Francisco. O nome do software é GHIDRA e em termos técnicos, é um desmontador, um software que divide os arquivos executáveis em código montado, que pode ser analisado por humanos.

O GHIDRA também pode analisar binários para todos os principais sistemas operacionais, como Windows, Mac, GNU/Linux, Android e iOS e uma arquitetura modular permite que os usuários adicionem pacotes caso precisem de recursos extras. Trabalhadores do governo dos EUA, com quem a ZDNet falou, disseram que a ferramenta é bem conhecida e que eles gostaram, e ela é geralmente usada por operadores em papéis defensivos, que normalmente analisam o malware encontrado em redes governamentais.

Google propõe alterações no navegador Chromium que vão quebrar as extensões de bloqueio de conteúdo

22 de janeiro, por Beau Hamilton

"Os engenheiros do Google propuseram alterações no navegador Chromium que quebrarão as extensões de bloqueio de conteúdo, incluindo vários bloqueadores de anúncios," relata The Register. "As alterações esboçadas também limitarão os recursos disponíveis para os desenvolvedores de extensões, ostensivamente por uma questão de velocidade e segurança. O Chromium forma o núcleo central do Google Chrome e, em breve, do Microsoft Edge."

Este é mais um passo para fazer com que os navegadores atendam às empresas que usam sites para espionar e manipular, em vez de atender aos usuários. Uma consequência é que será impossível usar qualquer coisa como o GNU LibreJS, o plug-in do navegador Web que protege sua liberdade, bloqueando JavaScript não-livre, no Chromium modificado. Como entendemos, o Chromium nunca teve uma interface de extensão suficiente para implementar o LibreJS, mas esperávamos que isso fosse melhorado. Agora sabemos que não será.

GNU Ring muda o nome para GNU Jami

4 de janeiro, pelo equipe Jami

Em dezembro de 2018, o GNU Ring mudou seu nome para GNU Jami. O GNU Jami é uma plataforma de comunicação universal e distribuída, implementada como software livre, que respeita as liberdades e a privacidade dos usuários. Seus recursos principais -- arquitetura descentralizada e criptografia end-to-end -- e os compromissos com a liberdade e privacidade permanecem os mesmos.

O GNU Jami visa abordar uma meta de software de alta prioridade da FSF, respondendo aos desafios da privacidade na Internet. Desenvolvido pelo Savoir-faire Linux, o Jami tira vantagem da comunidade de desenvolvimento ativo graças ao apoio de desenvolvedores do Google Summer of Code, bem como parcerias de pesquisa com a Polytechnique Montréal e a Université du Québec à Montréal. Visite o GNU Jami no Diretório de Software Livre em https://directory.fsf.org/wiki/Jami ou no Savannah em https://savannah.gnu.org/projects/jami/.

Serviço de saúde do Reino Unido prescreve "terapia de aplicativos" não livres para crianças

23 de janeiro, por Denis Campbell

A terapia comportamental cognitiva (TCC) pode ser um tratamento eficaz para depressão e ansiedade, mas administrada por meio de um aplicativo não livre -- e para as crianças! -- é uma ideia extremamente ruim. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) prescreverá "terapia de aplicativos" para crianças a partir dos cinco anos de idade em 2019, fornecidas por meio de telefones celulares, tablets ou computadores. Isso pode dar às crianças algum alívio para seus problemas de saúde mental, mas também criará um tremendo conjunto de informações facilmente colhidas sobre seu estado emocional cotidiano, e nem as crianças nem os pais serão capazes de verificar como isso funciona ou como sua informação é usada. Esta é uma tremenda injustiça.

Agora está claro que nenhum dos supostos benefícios de matar a neutralidade da rede era real

24 de janeiro, por Karl Bode

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) e o setor de telecomunicações repetidamente tentaram alegar que a matança da neutralidade da rede aumentaria o investimento da indústria de banda larga, geraria empregos e impulsionaria a banda larga para áreas carentes a um ritmo sem precedentes. Não é como se a perda de liberdade para usar a Internet exatamente como os usuários desejassem valesse a pena, mas vale a pena notar quão completamente falsas eram essas afirmações, como o investimento na rede está baixo, as demissões são abundantes e as redes estão caindo aos pedaços.

Projeto GNOME: Resumo de fim de ano de 2018

10 de janeiro, por Projeto GNOME

Com o término de 2018, o Projeto GNOME agora entra em outro ano empolgante, cheio de lançamentos de software, eventos e excelência em computação. Olhando para o ano passado, 2018 nos trouxe dois grandes lançamentos do GNOME, versões 3.28 e 3.30, que proporcionaram melhorias em toda a linha, particularmente com desempenho, usabilidade e polimento geral. Continuando sua longa tradição, a Fundação GNOME sediou com sucesso outra iteração de sua principal conferência, a GUADEC, em Almería, Espanha. Do lado técnico, desenvolvimentos significativos foram feitos para melhor suportar o Rust para uso na plataforma GNOME, GJS (GNOME's JavaScript Engine) foi atualizado para suportar o SpiderMonkey 52 da Mozilla, e o GNOME tomou a importante decisão de mudar para o GitLab.

Junte-se à FSF e a amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam https://directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade de informações úteis, desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 1 de fevereiro, das 12h às 15h EST (16h à 19h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque no LibrePlanet: Guix/Wishlist

Todos os meses no LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando o Guix/Wishlist, que fornece informações sobre softwares que usuários do GNU Guix gostaria de ver empacotados. Você está convidado a adotar, divulgar e melhorar este importante recurso.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 22 novos lançamentos GNU!

22 novos lançamentos GNU neste último mês (até 27 de janeiro, 2019):

Para anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Atualização da GNU Toolchain: Apoie a GNU Toolchain

Doe para apoiar GNU Toolchain, uma coleção de ferramentas de desenvolvimento fundacional de software licenciadas livremente, incluindo GNU C Compiler collection (GCC), GNU C Library (glibc) e GNU Debugger (GDB).

Agenda de palestras do Richard Stallman

Para detalhes do evento, bem como para se inscrever para ser notificado para futuros eventos em sua área, por favor visite https://www.fsf.org/events.

Até agora, Richard Stallman tem os seguintes eventos a seguir:

Outros eventos da FSF e de software livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam para a Free Software Foundation e gostaríamos de dar reconhecimento especial às pessoas que doaram US$ 500 ou mais no mês passado.

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Alexandre BLANC
  • Clark Everetts
  • Conan Chiles
  • Dario Armani
  • Dean Ellis
  • Donald Craig
  • Georges Sancosme
  • Inouye Satoru
  • Luiz Paternostro
  • Maria Miertoiu
  • Mark Wielaard
  • Matthias Herrmann
  • meissa GmbH
  • Paul Allen
  • Richard Harlow
  • Robert Dionne
  • Stefan Maric

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF no mês passado:

  • Andrew Elie Attali (Emacs)
  • Andrew Luo (GCC)
  • Dennis Lambe Jr. (Diffutils)
  • Edward Kigwana (GNU Radio)
  • Harald Anlauf (GCC)
  • Mak Kolybabi (Emacs)
  • Qiu Ji (GCC)
  • Scott Worley (Coreutils)
  • Valentin Sergeevich Ignatev (Emacs)
  • Win Treese (Emacs)

Quer ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam o trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, dirija-se à nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument, Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA), e mais.

Copyright © 2019 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Acciones de Documento

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.