Skip to content, sitemap or skip to search.

Personal tools
Join now
You are here: Home Free Software Supporter 2019 Free Software Supporter - Edição 136, agosto 2019

Free Software Supporter - Edição 136, agosto 2019

by Free Software Foundation Contributions Published on Jul 02, 2019 02:12 PM
Bem-vindo(a) ao Suporte ao Software Livre, um resumo de notícias e ações mensal da Free Software Foundation (FSF) -- sendo lido por você e mais 210,274 outros ativistas. São 1,831 a mais em relação ao mês passado!

ÍNDICE

  • Obrigado por avançar o software livre: Leia as notícias da primavera da FSF no mais recente Boletim
  • Fortaleça o software livre dizendo ao Congresso dos EUA para rejeitar o Decreto STRONGER Patents
  • Ebook do apocalipse da Microsoft mostra o lado escuro do DRM
  • A novela de Doctorow, "Unauthorized Bread," explica por que precisamos combater o DRM hoje para evitar um futuro sombrio
  • Estágios de outono na FSF! Inscreva-se até 2 de setembro
  • Junho de 2019: Fotos das conversas de RMS em Brno
  • Kernel GNU Linux-libre 5.2 lançado para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs
  • O gNewSense precisa de um novo mantenedor
  • Lista de vagas: Administrador de sistema GNU/Linux para Aleph Objects
  • Guia de Defesa de Neutralidade da Rede: Edição de verão de 2019
  • Adblocking: Que tal não?
  • Descobrir se o seu iPhone foi sequestrado é quase impossível graças ao jardim murado da Apple
  • Gnuastro 0.9 lançado, objetivo definido para 1.0
  • FaceApp faz com que as leis de privacidade de hoje pareçam antiquadas
  • Encontrei seus dados. Estão à venda.
  • Pearson muda para o modelo de assinatura do estilo Netflix para livros didáticos
  • EmacsConf 2019 abre chamada para propostas
  • Chamada para intenções de proposta para o GUADEC 2020
  • Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre
  • Recurso em destaque na LibrePlanet: Free Software Foundation/Ideas
  • Holofote GNU com Mike Gerwitz: 16 novos lançamentos GNU!
  • Próximos eventos da FSF e software livre
  • Agradecimentos do GNU!
  • Contribuições para o copyright do GNU
  • Entre em ação com a FSF!

Leia esse boletim online aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/agosto-pr

Incentive seus amigos a se inscrever e nos ajudar a aumentar nosso público adicionando nosso widget de assinante ao seu site.

Perdeu uma notícia? Você pode recuperá-la nos boletins passados em https://www.fsf.org/free-software-supporter.

El Free Software Supporter está disponible en español. Para ver la versión en español haz click aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/agosto-sp

Para cambiar las preferencias de usuario y recibir los próximos números del Supporter en español, haz click aquí: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Le Free Software Supporter est disponible en français. Pour voir la version française cliquez ici: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/aout

Pour modifier vos préférences et recevoir les prochaines publications du Supporter en français, cliquez ici: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

O Free Software Supporter está disponível em português. Para ver a versão em português, clique aqui: https://www.fsf.org/free-software-supporter/2019/agosto-pr

Para alterar as preferências do usuário e receber as próximas edições do Supporter em português, clique aqui: https://my.fsf.org/civicrm/profile/create?reset=1&gid=34&id={contact.contact_id}&{contact.checksum}

Obrigado por avançar o software livre: Leia as notícias da primavera da FSF no mais recente Boletim

8 de julho

No início de junho, enviamos uma cópia física do nosso Boletim Free Software Foundation (FSF) bianual de primavera para 11,715 dos nossos mais ativos defensores de software livre em todo o globo. Nosso Boletim é escrito pela equipe da FSF e ativistas do software livre, e agora também está disponível online.

Fortaleça o software livre dizendo ao Congresso dos EUA para rejeitar o STRONGER Patents Act

25 de julho

Apesar de não ter conseguido passar em 2017, um projeto de lei com o apropriado título orwelliano de Decreto de patentes "Tecnologia de Suporte e Pesquisa do Crescimento e da Resiliência Econômica de Nossa Nação" (STRONGER na sigla em inglês) foi reintroduzido no Congresso dos EUA em 10 de julho de 2019. Se aprovado, o Decreto faria as patentes sobre ideias de software serem mais facilmente reivindicadas e executáveis contra desenvolvedores na comunidade do software livre. Quaisquer que sejam seus efeitos em outros tipos de patentes, o fato de que vai sustentar patentes sobre ideias de software é razão suficiente para rejeitá-lo.

Ebook do apocalipse da Microsoft mostra o lado escuro do DRM

30 de junho, por Brian Barrett

Claro, não há realmente um lado "light" para o Gestão Digital de Restrições (DRM) -- mas este artigo da Wired deu uma chance ao diretor executivo da FSF, John Sullivan, para falar sobre os perigos do DRM em um estágio mais amplo: por causa do DRM, você realmente não possui os ebooks que você compra, o que permitiu à Microsoft efetivamente queimar milhões de livros quando eles fecharam sua loja de ebooks neste verão.

A novela de Doctorow, "Unauthorized Bread," explica por que precisamos combater o DRM hoje para evitar um futuro sombrio

18 de julho

Salima tem um problema: sua torradeira Boulangism está travada com software que garante que só vai torrar pão vendido a ela pela Empresa Boulangism… e como a Boulangism saiu do negócio, não há como comprar pão autorizado. Assim, Salima não pode mais fazer torradas.

Este cenário sorrateiramente familiar envia nossa heroína engenhosa por um buraco de coelho no mundo dos aparelhos hackeados, mas ]também a coloca em perigo de perder sua casa -- em um processo sob os termos draconianos do Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Sua história, contada na novela "Unauthorized Bread" (Pão Não Autorizado), que abre o recente livro de Cory Doctorow Radicalized, orienta os leitores através de um processo de descobrimento do que o Digital Restrictions Management (DRM) é, e como o futuro pode parecer poderosamente sombrio se não unirmos forças para parar o DRM agora.

Estágios de outono na FSF! Inscreva-se até 2 de setembro

25 de julho

A Free Software Foundation (FSF) está procurando estagiários para contribuir para nossas campanhas, área de licenciamento ou equipe técnica. Estas posições são, oportunidades educacionais não remuneradas, e a FSF fornecerá qualquer documentação apropriada que você possa precisar para receber financiamento e crédito escolar de fontes externas. Nós colocamos ênfase na oferta de oportunidades educacionais práticas para estagiários, nas quais eles trabalham em estreita colaboração com os mentores da equipe em projetos que correspondem às suas habilidades e interesses. O prazo para inscrição é 2 de setembro. Veja link abaixo para saber como se inscrever.

Junho de 2019: Fotos das conversas de RMS em Brno

5 de julho

O presidente da Free Software Foundation, Richard Stallman (RMS) esteve em Brno, República Tcheca, em 6 de junho de 2019, para dar duas palestras. De manhã, participou na Feira URBIS Smart City, no Brno Fair Grounds, para sua palestra "Computação, liberdade e privacidade." À tarde, na Universidade de Masaryk University Cinema Scala, ele deu sua palestra "O movimento software livre e o funcionamento do sistema GNU/Linux," para cerca de trezentas pessoas.

Kernel GNU Linux-libre 5.2 lançado para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs

9 de julho, por Marius Nestor

O projeto GNU Linux-libre lançou o kernel GNU Linux-libre 5.2, uma versão 100% livre do kernel Linux que não inclui qualquer driver proprietário, firmware ou código.

Baseado na recém-lançada série do kernel Linux 5.2, que introduz o suporte Sound Open Firmware para dispositivos de áudio DSP, o kernel GNU Linux-libre 5.2 também vem com o firmware livre, que não foi incluído nas versões anteriores do kernel GNU Linux-libre por um descuido.

O gNewSense precisa de um novo mantenedor

29 de julho

Uma das nossas primeiras distribuições totalmente livres do GNU/Linux está procurando um novo mantenedor. Se você gostaria de ajudar com o gNewSense, por favor entre em contato com a comunidade de desenvolvimento no link abaixo.

Lista de vagas: administrador de sistema GNU/Linux para Aleph Objects

24 de julho

Esta é uma oportunidade única no crescente campo da impressão 3D, em um dos únicos ambientes de TI do mundo rodando exclusivamente software livre. Como administrador do sistema GNU/Linux, você será responsável por planejar, implantar e manter uma variedade de servidores GNU/Linux executando serviços como Postfix, Asterisk, NextCloud, OpenNebula, Matomo e muito mais. É necessária uma experiência de quatro anos como técnico relacionado ao campo e de dois a cinco anos de administração de sistemas GNU/Linux. Ajude o time da Aleph Objects a provar que você pode fazer mais com ferramentas "livres como em liberdade"!

Guia de Defesa de Neutralidade da Rede: edição de verão de 2019

Julho de 2019, por EFF

A neutralidade da rede está em uma posição interessante. A Federal Communications Commission (FCC) revogou a Ordem de Acesso Aberto à Internet de 2015 em 2017, e teve que defender sua decisão no tribunal. Esse caso ainda está pendente. Em 2018, o Senado votou para anular a revogação da FCC, mas a Câmara dos Representantes não acatou. Em 2019, a Câmara dos Representantes votou o Save the Internet Act, que tornaria a Ordem de Acesso Aberto à Internet, de 2015, uma lei que a FCC não pode revogar. Então agora, mais uma vez, cabe ao Senado defender a neutralidade da rede.

Para esse fim, a EFF preparou um kit de ferramentas projetado para ajudar grupos locais e indivíduos aproveitarem o fato de que os senadores estarão em casa enquanto o Congresso está em recesso.

Adblocking: Que tal um não?

25 de julho, por Cory Doctorow

A contínua ascensão dos bloqueadores de anúncios (e bloqueadores de bloqueadores de anúncios) é sem paralelo: 26% dos usuários da Internet estão bloqueando anúncios, e este número está subindo. Isto tem sido chamado de o maior boicote na história da humanidade. No entanto, a adoção do Extensões de Mídia Criptografada (EME na sigla em inglês) pelo World Wide Web Consortium é a primeira rachadura na parede que protegia navegadores daqueles que impediriam a operacionalidade do adversário e jogariam o "que tal um não?" fora da mesa, deixando-nos com o tipo de Web fique-com-ele-ou-deixe-o com que a indústria de marketing tem se esforçado desde o primeiro anúncio pop-up.

Descobrir se o seu iPhone foi sequestrado é quase impossível graças ao jardim murado da Apple

15 de maio, por Cory Doctorow

A Apple recebeu muitos elogios pela segurança de seus dispositivos iOS, que dizem ser tão seguros, em parte, por causa da estratégia de jardim murado da Apple, que impede que proprietários de iPhone executem software de terceiros, a menos que através da App Store da Apple; e que limita quem pode reparar os dispositivos da Apple, e se eles podem usar peças de reposição de terceiros. É dito que todo este controle é para produzir uma superfície de ataque muito mais limitada, com menos bugs, que são corrigidos mais rapidamente.

No entanto, esse mesmo modelo de segurança trata os proprietários de dispositivos da Apple como atacantes em potencial, e vai ainda mais longe executando processos em áreas que os usuários não podem inspecionar ou tenham controle, impedindo que o dono de um dispositivo da Apple possa aprender exatamente como ele funciona. Se um sequestrador se infiltra nessas áreas, eles podem atacá-lo sem você saber o que eles estão fazendo, do contrário você poderia reconfigurar seu dispositivo para expulsá-los. Você está quase completamente indefeso.

A censura de aplicativos da Apple é um ataque ao usuário e é indesculpável, mesmo que não leve à insegurança contra outros atacantes. Você pode ler mais sobre por que evitar a Apple e que alternativas estão disponíveis até agora, aqui.

Gnuastro 0.9 lançado, objetivo definido para 1.0

17 de abril, por Mohammad Akhlaghi

O GNU Astronomy Utilities (Gnuastro) é um pacote GNU oficial que consiste em vários programas e funções de biblioteca para a manipulação e análise de dados astronômicos. Todos os programas compartilham a mesma interface de usuário de linha de comando básica para o conforto de usuários e desenvolvedores. O Gnuastro foi escrito para atender totalmente aos padrões de codificação GNU, para que ele se integre perfeitamente ao sistema operacional GNU/Linux. Isso também permite que os astrônomos esperem uma experiência totalmente familiar no código-fonte, construção, instalação e interação do usuário da linha de comando que eles viram em todos os outros softwares GNU que eles usam.

A versão estável atual é Gnuastro 0.9. Use um espelho, se possível. Novos lançamentos são anunciados em info-gnuastro. Para se manter atualizado, por favor, inscreva-se.

FaceApp faz com que as leis de privacidade de hoje pareçam antiquadas

20 de julho, por Tiffany C. Li

Sim, você deve parar de usar o FaceApp, porque há poucos controles sobre como seus dados, incluindo seus dados de rosto, serão usados. Mas os problemas que o FaceApp apresenta não são exclusivos. Andar por aí em qualquer lugar pode incluir seu rosto em bancos de dados de reconhecimento facial. Como essa informação pode ser extraída, manipulada, comprada ou vendida é minimamente regulamentada -- nos Estados Unidos e em outros lugares. Militares, órgãos de segurança pública e interesses comerciais vislumbram usos de longo alcance de inteligência artificial e reconhecimento facial, mas os controles legais e regulatórios estão muito aquém do ritmo da tecnologia.

Para a maioria das pessoas, nunca sair de casa não é uma opção. Assim, as leis nos Estados Unidos e em outros lugares precisam ser ajustadas rapidamente -- e não apenas por causa do FaceApp.

Um problema mais profundo com este aplicativo e outros aplicativos semelhantes é que eles enviam fotos para um servidor remoto para editá-lo. Nós chamamos isso de "serviço como substituto de software" porque, para fazer o trabalho, você tem que abandonar o controle sobre sua foto enviando-a para longe, onde as pessoas podem fazer o que quiserem. Nós sustentamos que qualquer manipulação de suas fotos deve ser feita por um programa que você instala em seu próprio computador - um programa livre, a fim de respeitar sua liberdade e autonomia - e nunca enviado para qualquer lugar.

Encontrei seus dados. Estão à venda.

18 de julho, por Geoffrey A. Fowler

Trabalhando com um pesquisador de segurança independente, o autor deste artigo descobriu que cerca de 4 milhões de pessoas vazaram segredos pessoais e corporativos através de extensões de navegador no Chrome e no Firefox. Naturalmente, esses vazamentos são apenas um dos muitos exemplos de softwares não livres agindo como malware, realizando ações que você não controla e nem sequer conhece enquanto navega na Internet.

Pearson muda para o modelo de assinatura do estilo Netflix para livros didáticos

16 de julho, por Jim Waterson

Pearson está mudando para um "modelo baseado em assinatura no estilo Netflix." O que quer dizer: os estudantes serão pressionados a alugar livros didáticos por assinatura, somente legíveis com malware proprietário com DRM.

EmacsConf 2019 abre chamada para propostas

29 de julho, por Amin Bandali

O EmacsConf 2019 lançou sua chamada para propostas! A conferência será realizada virtualmente em 2 de novembro. Eles também estão procurando sugestões sobre como executar a conferência deste ano usando software 100% livre, então, por favor, dê uma olhada!

Chamada para intenções de proposta para o GUADEC 2020

19 de julho, pela GNOME Foundation

A GNOME Foundation gostaria de convidar propostas para hospedar o GUADEC 2020. O GUADEC é o maior encontro de usuários e desenvolvedores do GNOME, que acontece todo ano, e você pode fazer acontecer no próximo ano!

Se você estiver interessado em enviar uma proposta para sediar o GUADEC 2020 em sua cidade, envie uma intenção de fazer uma proposta até o final do dia na sexta-feira, 16 de agosto. As intenções vão terminar no dia 13 de setembro, e você pode conversar com o Conselho da Fundação e os organizadores da GUADEC para saber mais sobre o que está envolvido.

Junte-se à FSF e amigos na atualização do Diretório de Software Livre

Dezenas de milhares de pessoas visitam directory.fsf.org todos os meses para descobrir software livre. Cada registro no Diretório contém uma grande quantidade de informações úteis, desde categorias básicas e descrições até controle de versão, canais de IRC, documentação e licenciamento. O Diretório de Software Livre tem sido um ótimo recurso para usuários de software na última década, mas precisa de sua ajuda para manter-se atualizado com novos e interessantes projetos de software livre.

Para ajudar, participe das nossas reuniões semanais do IRC às sextas-feiras. As reuniões acontecem no canal #fsf no irc.freenode.org e geralmente incluem um punhado de regulares, bem como recém-chegados. O Freenode é acessível a partir de qualquer cliente de IRC -- Todos são bem-vindos!

A próxima reunião é sexta-feira, 2 de agosto, das 13h às 16h BRT (16h à 19h UTC). Detalhes aqui:

Recurso em destaque na LibrePlanet: Free Software Foundation/Ideas

Todos os meses na LibrePlanet, destacamos um recurso que é útil e interessante -- geralmente um recurso que poderia receber sua ajuda.

Para este mês, estamos destacando Free Software Foundation/Ideas, que fornece um espaço para você publicar e discutir ideias para a FSF. Você está convidado para adotar, espalhar e melhorar este importante recurso.

Você tem uma sugestão para o recurso em destaque do próximo mês? Nos avise em campaigns@fsf.org.

Holofote GNU com Mike Gerwitz: 16 novos lançamentos GNU!

16 novos lançamentos GNU neste último mês (até 25 de julho de 2019):

Para anúncios da maioria dos novos lançamentos GNU, inscreva-se na lista de discussão info-gnu: https://lists.gnu.org/mailman/listinfo/info-gnu.

Para baixar: quase todo software GNU está disponível em https://ftp.gnu.org/gnu/, ou, de preferência, em um dos espelhos em https://www.gnu.org/prep/ftp.html. Você pode usar a URL https://ftpmirror.gnu.org/ para ser redirecionado automaticamente para um espelho próximo e atualizado.

Vários pacotes GNU, assim como o sistema operacional GNU como um todo, estão procurando mantenedores e outras formas de auxílio: veja https://www.gnu.org/server/takeaction.html#unmaint se você quiser ajudar. A página geral sobre como ajudar o GNU está em https://www.gnu.org/help/help.html.

Se você tem um programa funcionando, totalmente ou parcialmente, que gostaria de oferecer ao projeto GNU como um pacote GNU, veja https://www.gnu.org/help/evaluation.html.

Como sempre, sinta-se à vontade para escrever para nós em maintainers@gnu.org com quaisquer perguntas sobre o GNU ou sugestões para futuras edições.

Próximos eventos da FSF e software livre

Agradecimentos do GNU!

Agradecemos a todos que doam à Free Software Foundation e gostaríamos de dar um reconhecimento especial às pessoas que doaram US$ 500,00 ou mais no último mês. A lista deste mês inclui alguns doadores que deixamos de agradecer em 2018 -- lamentamos muito não ter mencionado vocês e agradecemos por seu apoio contínuo!

Neste mês, um grande Agradecimento do GNU para:

  • Alexandre BLANC
  • Balta Katei
  • Blue Systems
  • Bret Fisher
  • Brian Strand
  • Bruno Dantas
  • Christoph Reichenbach
  • Donald Craig
  • Eric Culp
  • Eric Herman
  • François Badier
  • Harry Mangalam
  • Jerome Quinn
  • joerg kunze
  • John Owen
  • Julio Claudio Matus Ramirez
  • Kevin McCarthy
  • Li-Cheng Tai
  • Mark Wielaard
  • Martin Jansche
  • Martin Krafft
  • Masaru KIMURA
  • Michael Cornelius
  • Michael Henderson
  • Michael Mauger
  • Nicolas Pottier
  • Olivier Warin
  • Paul Reiber
  • Mr. Pete Batard
  • Peter Mastren
  • Philipp Weis
  • Reed Loden
  • René Genz
  • Scott Anecito
  • Sebastian Gfeller
  • Stefan Hagen
  • Steven Hay
  • Tegonal GmbH
  • Thomas Saglio
  • Tyler Romeo
  • William Bolella
  • Yidong Chong

Você pode adicionar seu nome a essa lista doando em https://donate.fsf.org/.

Contribuições para o copyright do GNU

Atribuir seus direitos autorais (copyright) à Free Software Foundation nos ajuda a defender a GPL e manter o software livre. As seguintes pessoas atribuíram seus direitos autorais à FSF no mês passado:

  • Elizabeth Han (GNU Gzip)
  • Hengda Shi (GNU Gzip)
  • Valve Corporation (glibc)
  • Will Fehrnstrom (GNU Gzip)

Quer ver seu nome nesta lista? Contribua para o GNU e atribua seus direitos autorais à FSF.

Entre em ação com a FSF!

Contribuições de milhares de membros individuais possibilitam trabalho da FSF. Você pode contribuir unindo-se em https://my.fsf.org/join. Se você já é um membro, você pode ajudar a indicar novos membros (e ganhar algumas recompensas) adicionando uma linha com seu número de membro à sua assinatura de email como:

I'm an FSF member -- Help us support software freedom! https://my.fsf.org/join

A FSF está sempre procurando voluntários (https://www.fsf.org/volunteer). Da agitação ao hacking, da coordenação de problemas ao preenchimento de envelopes -- há algo aqui para todo mundo fazer. Além disso, dirija-se à nossa seção de campanhas (https://www.fsf.org/campaigns) e entre em ação contra patentes de software, Gestão Digital de Restrições (DRM), adoção de software livre, OpenDocument, Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA), e mais.

Copyright © 2019 Free Software Foundation, Inc.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.

Document Actions

The FSF is a charity with a worldwide mission to advance software freedom — learn about our history and work.

fsf.org is powered by:

 

Send your feedback on our translations and new translations of pages to campaigns@fsf.org.